ColunasConteúdo Geral

NO AR – Vinheta da Globo é piada diante de futebol nacional fraco

11 - 21.05.2015

A tentativa da Globo de transformar o futebol do Brasil numa Champions League é de dar risadas. Com um futebol de nível técnico fraco, violência nos estádios e gestões de clubes duvidosas, a trilha sendo entoada por uma ópera na vinheta do Campeonato Brasileiro soa pelo menos contraditória. Diferente do que acontece no campeonato europeu e em outras grandes ligas, não conseguimos ver em campo a grandiosidade que a música passa. Não cola!

Lá fora, nós assistimos um espetáculo e com um futebol de alto nível entre as quatro linhas. Até nos Estados Unidos, que tem pouca tradição, o esporte é pensado como um entretenimento. O resultado é uma média de pessoas nos estádios maior do que aqui e o número só cresce. Japão e China, também países com pouca tradição, têm um número maior de espectadores.

O público encolhe ano após ano e isso reflete igualmente no interesse do telespectador pelo futebol como uma atração. A audiência e o número de televisores ligados para acompanhar uma partida só diminuem. O que vemos são canais concorrentes crescendo com programas de auditório nos horários de jogos. Atrações que, vez em quando, ultrapassam por muitos minutos os números registrados pelo torneio. Isso é algo impensável anos atrás.

Fazendo uma comparação com outra modalidade… A NFL (National Football League), principal liga de futebol americano dos Estados Unidos, é um show e com atrações musicais memoráveis. Até os comerciais no Super Bowl, última partida do torneio, são tradicionalíssimos e feitos exclusivamente para o último dia. Não é à toa que é o campeonato mais caro do mundo e com recordes de audiência! Tudo isso se deve a uma gestão perfeita e estratégias de marketing que faltam por aqui na nossa “paixão nacional”. (Será que ainda é?)

O interesse pelo futebol vem diminuindo e não sabemos se a culpa é dos atrasados dirigentes dos clubes avessos à mudanças ou da Globo, que tem o controle do esporte nas mãos, paga caro por ele e faz pouco por uma melhora de fato. Pior ainda é que a culpa pode ser dos dois, o que torna mais difícil de encontrar uma solução.

Ao que parece, ambos só querem ganhar dinheiro mesmo e ponto final. Enquanto isso, o futebol vai minguando, minguando, minguando…

(PS: Você pode assistir a vinheta aqui)

Comente abaixo:
Avalie este post

Artigos relacionados

0 pensamentos “NO AR – Vinheta da Globo é piada diante de futebol nacional fraco”

  1. Bem que a Record podia criar um esporte novo e transformá-lo em mania nacional, fazendo grandes espetáculos de transmissão ao estilo do super bowl. O tv brasileira só vê como grande atração esportiva o futebol, quando existem muitas outras opções.

  2. O capítulo de hoje foi porreta!!! RAIZER, traz a prévia quentinha pra nós, please! 😉

      1. Na verdade eu tava pesquisando sobre Windeck e apareceu essa postagem dele. No blog dele eu só gosto quando ele fala sobre a MasterClass que ele fará quando inaugurarem a Casa Aguinaldo Silva de Cultura. Meu maior desejo é participar 🙁 Mas tem outros meios de entrar no mundo da televisão. 😀

  3. Tchau povo, Hashtag e Príncipe vê se apareçam amanhã nesse horário 😛