CríticasOpiniãoSBT

Opinião: Silvio Santos compromete futuro do SBT

Não é ciência exata

Televisão nunca foi e nunca será uma ciência exata, mas pode ser comparada a uma receita de bolo. Se fosse exata, com certeza não seria tão interessante. Muitas vezes, quem faz um bolo coloca um ingrediente exclusivo, que pode ajudar no resultado final. Mas sobre isso falaremos mais à frente.

Assassinato

Acompanho TV há pelo menos 20 anos. Já vi programas bons e ruins. Já me revoltei e me orgulhei do que estava assistindo.

Mas gostaria de falar hoje sobre o SBT. É possível, sem sombra de dúvidas afirmar que Silvio Santos está tentando acabar com a pouca qualidade deste veículo de comunicação que encanta milhões de brasileiros há quase 70 anos.

Parece até um assassinato ao vivo e sem edição.

CTV Entrevista: Tiago Valentim, apresentador da Record TV Interior/SP

Ele esqueceu o que aprendeu

A busca desenfreada por pontos no Ibope já se tornou obsoleta há muito tempo. Tanto que a Record chegou a desistir de seu slogan “A caminho da liderança”, após perder muito dinheiro em busca de um sonho sem estratégia.

Nos últimos dias, Silvio Santos, um dos maiores comunicadores da história do Brasil, apresentador de programas memoráveis, e que por seus próprios méritos se tornou dono de uma das maiores emissoras do País, cometeu erros de principiante, almejando apenas míseros pontos de audiência.

Bem é verdade que os pontos vieram. Mas junto com eles vieram polêmicas e a repercussão negativas, que podem não trazer benefícios futuros ao canal.

Maisa e Dudu

Voltando ao que dizia no começo, um exemplo da tentativa de assassinato da TV foi a exposição errônea de Maisa e Dudu Camargo no “Programa Silvio Santos”. Tudo conspira contra o SBT e também para os próprios envolvidos nas polêmicas.

Lógico que Maisa está num patamar muito superior ao de Dudu. Primeiro por estar na TV há muitos anos. Isso lhe dá experiência. Segundo por estar bem melhor assessorada. Suas aparições geralmente são pelo bom trabalho da artista ao longo dos anos. Já Dudu só vem se expondo de forma vexatória na mídia.

É impressionante como Silvio Santos, ao longo de sua avançada idade, o que na teoria cria uma experiência que pode o ajudar a tomar boas decisões, vem cometendo erros que só comprometem a vida artística de Maisa, Dudu e do próprio SBT.

Papo Rápido: Fábio Porchat está preparado para apresentar ao vivo

Comprometimento 1

Sobre comprometimentos ao SBT, não é muito difícil imaginar que um anunciante terá dúvidas em propagar sua marca em um veículo que coloca um jovem de 19 anos, que vem se expondo de forma negativa na mídia, para apresentar um jornal.

Essa atitude ordenada por Silvio coloca em xeque o trabalho de todo um departamento de jornalismo, que certamente tem ótimos profissionais, que nestes últimos dias têm se envergonhado de fazer parte desse circo.

Comprometimento 2

Falando do comprometimento ao Dudu Camargo, fica uma pergunta: o que será dele quando Silvio não estiver mais entre nós?

No SBT já está bem claro que o jovem colheu mais inimizades que amizades. Certamente sua carreira será em programas de qualidade duvidosa, como o “Pânico na Band” e companhia.

Rede TV! também pode ser um caminho para ele.

Comprometimento 3

Já para Maisa, o caminho será mais fácil, pois além de boa atriz, a artista tem uma boa convivência dentro do SBT. Isso já pode garantir sua estadia na emissora por algum tempo.

Se não for no SBT, outras emissoras podem se interessar pelo trabalho da artista. Isso é certo.

Papo Rápido: clientes estão insatisfeitos com a TV paga

Números não refletem sucesso

Para quem acompanha TV há anos, termos como “lacrou” não fazem o menor sentido. As análises deste colunista nunca foram dirigidas por pontos. Se assim fosse, nunca citaria TV Gazeta em meus posts.

Para muitos, principalmente aqueles que carregam bandeiras de emissoras, e torcem por elas como para times de futebol, os números da audiência refletem sucesso. É compreensível que pensem assim, pois não têm conhecimento sobre o assunto.

Mas para Silvio Santos, que já está no ramo há muitas décadas, correr atrás de pontos é algo incompreensível. O fim só pode ser um: fracasso.

A receita

Como disse no início do texto, fazer TV é como uma receita de bolo. Se os ingredientes forem colocados de forma correta, na dosagem certa, o resultado será bom aos olhos e paladar. E a propaganda boca a boca vai ajudar na fama do confeiteiro. De outra forma, se o bolo for ruim, sua fama também será ruim.

Principal ingrediente

TV sem credibilidade não atrai dinheiro. Ou pelo menos não os fideliza. A credibilidade vem antes de qualquer pontuação no Ibope. A fama do programa ou apresentador fala mais alto na hora do anunciante patrocinar uma atração.

Esse é o principal ingrediente para se ter sucesso. Apesar de estar apresentando um programa sem audiência e pouca qualidade de conteúdo, Celso Portiolli, do “Domingo legal” é um exemplo de credibilidade. Seu programa atrai anunciantes e seu rosto está veiculado em importantes marcas do mercado.

O SBT tem ótimos produtos em sua grade. “A Praça é Nossa”, “Programa do Ratinho”, “Programa Raul Gil”, entre outros, trazem faturamento e credibilidade à emissora. São atrações que valem a pena ser fixadas na grade, ainda que a audiência (números) não corresponda. Um exemplo é Raul Gil, que quase saiu do canal de Silvio no ano passado, mas certamente seu valor comercial falou mais alto.

Mas não é impossível que Silvio Santos desista de Raul também, em busca de números de audiência.

Imagino a dificuldade de se trabalhar no departamento comercial de um grupo gerido por Silvio Santos. Devem ficar de cabelo em pé, se é que têm cabelo.

Opinião: telespectador tem hábitos, mas emissoras ignoram

O que esperar do SBT?

Analisando friamente a situação do SBT, o canal dos Abravanel tem se mostrado fraco quando o assunto é investimento e qualidade. Dudu não é exemplo nem de investimento, muito menos de qualidade.

As mudanças de grade, quase que semanais, só afastam anunciantes e público do canal. Sobre isso já falei em um post anterior.

A crise econômica no Brasil mostra que o tempo não é para brincadeira. Apesar da insistência de Silvio Santos nessas brincadeiras, é preciso acordar para a realidade e fazer a receita certa. Caso contrário, os clientes poderão escolher outro confeiteiro. E ganhar os clientes de volta pode ser uma batalha quase impossível.

Sorte ao SBT!

 

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade de seu autor, as quais não necessariamente refletem as da CTV Audiência.

Guinho César é jornalista. Fala sobre televisão há muitos anos em seus blogs pessoais. Possui um canal no YouTube.

Já entrevistou grandes nomes do jornalismo e comunicação do rádio e da TV como Milton Neves, Rafael Machado, Heródoto Barbeiro, Gilberto Barros, Clébio Cavagnolle, Haisem Abaki, Roberto Nonato, José Armando Vannucci e muitos outros. Hoje, edita as colunas “Papo Rápido”, “CTV Entrevista” e de opinião no CTV Audiência.

Comente abaixo:
Opinião: Silvio Santos compromete futuro do SBT
Avalie este post

Artigos relacionados

4 pensamentos “Opinião: Silvio Santos compromete futuro do SBT”

  1. Silvio Santos tem pisado na bola nos últimos dias. Admiro muito o Silvio , mas ele tem que ficar mais atento na sua audiencia

  2. Silvio Santos está caducando e o povo ainda não percebeu.